Para aqueles que querem fazer mesas para jogar Futebol de Botão, modalidade bolinha, o Rodrigo Araújo da Liga Canadense de Futebol de Botão (www.lcfb.ca) passou a lista do material, especificações, marcas usadas e onde encontrar. Caso você saiba de outros locais e marcas que possam ser usadas deixe seu comentário no final desta página.
Construindo sua mesa de botão
- Madeira
- Cavaletes
- Tinta
- Rolo de pintura
- Fita de pintura
- Caneta especial para marcação
- Lixa
- Compasso
- Borda de PVC
- Medidas da Mesa
Lista de materiais disponível na página: Materiais construção da sua mesa de futebol de botão

Madeira
A madeira ideal para jogarmos com a bolinha é a Particleboard. A diferença entre MDF e a Particleboard está na superfície. Na madeira de MDF a superfície é muito lisa, o que é bom para deslizar o botão, mas ao mesmo tempo faz a bolinha rolar demais, devido à falta de atrito. Na Particleboard a bolinha rola menos.
A outra vantagem de se trabalhar com a Particleboard é a pintura e acabamento, onde a pintura se faz de forma simples e rápida (uma mão somente) e a passada da lixa da mesma forma.
A especificação da madeira é 1/2-in x 48-in x 96-in Industrial Particleboard.
Essa madeira também tem em espessuras maiores, 5/8 ou 3/4-in, mas a de meia polegada é mais indicada, tanto para fazer o acabamento das bordas (item 9), quanto pelo peso final da mesa.
Cavaletes
É preciso o uso de 3 cavaletes por mesa, pelo menos. Se apoiar a mesa em apenas 2 cavaletes, ela não terá boa sustentação e encurvará toda vez que o jogador se apoiar nela.


Tinta
Depois de uma breve consulta o vendedor me indicou a marca BEHR (Canadá), semi-gloss. A aplicação da tinta é tranquila, simples e rápida.
A madeira vai absorver a tinta e a umidade fará com que os grãos da Particleboard inchem. A superfície ficará áspera. Para chegar no resultado final, lixe LEVEMENTE por toda a superfície da madeira de forma homogênea. Use uma lixa fina, número 300 – 400. Mas lembre sempre que você não quer uma mesa muito lisa. Mesas muito lisas são boas para jogar com pastilha ou dadinho, mas não com a bolinha.
Artes para Botões
Rolo de Pintura
Há o de espuma ou lã. Eu usei o de lã, mas acho q não tem uma grande diferença.
Fita de Pintura
Não tem segredo. Eu usei uma fita grossa, daquela frog tape.
Caneta especial para marcação
No seu projeto, Rodrigo usou a caneta da marca Recollections, vendida na loja Michaels, no Canadá.
Siga as instruções na caneta para fazer fluir a tinta, mas NUNCA aperte para sair mais tinta enquanto você está traçando a linha, senão irá borrar. Use um pedaço de madeira ou papelão para ajustar ou limpar o fluxo na ponta da caneta. Se a linha parecer que está um pouco apagada, não se preocupe, passe a caneta novamente quando a linha já estiver seca (ela seca rápido). Não tente fazer linhas grossas, a linha fina é até melhor para o jogo pois fica mais fácil observar se a bolinha passou ou não da linha.

Lixa
Mais uma vez, depois de aplicar a tinta (uma mão somente), uma lixada se faz necessário, pois a mesa vai ficar bem áspera para o botão poder deslizar adequadamente. A lixada pode ser manualmente ou com lixadeira. Porém, a lixa deve ser fina, talvez numero entre a 300 e 400.
Compasso
O ideal seria um compasso que seja longo e tenha uma das pontas dobráveis para maior precisão do trabalho.
O compasso será usado para fazer a marcação do circulo central, meia lua da área e a marcação do local dos escanteios.

Bordas de PVC
Dependendo to tamanho serão necessários entre 2 ou 3 peças para o acabamento das bordas (laterais e fundos).
Para fixar a borda de PVC você pode usar um grampeador, cola ou parafusar as peças na mesa.
