Construindo sua mesa de botão

Para aqueles que querem fazer mesas para jogar Futebol de Botão, modalidade bolinha, o Rodrigo Araújo da Liga Canadense de Futebol de Botão (www.lcfb.ca) passou a lista do material, especificações, marcas usadas e onde encontrar. Caso você saiba de outros locais e marcas que possam ser usadas deixe seu comentário no final desta página.

  • Madeira
  • Cavaletes
  • Tinta
  • Rolo de pintura
  • Fita de pintura
  • Caneta especial para marcação
  • Lixa
  • Compasso
  • Borda de PVC
  • Medidas da Mesa

Lista de materiais disponível na página: Materiais construção da sua mesa de futebol de botão

Dica: peça para fazerem o corte exato nas medidas 170 x 120 cm, o pedaço que sobra dá pra fazer um CT (Centro de Treinamento) para seu time ou uma mesa para os filhos.

Madeira

A madeira ideal para jogarmos com a bolinha é a Particleboard. A diferença entre MDF e a Particleboard está na superfície. Na madeira de MDF a superfície é muito lisa, o que é bom para deslizar o botão, mas ao mesmo tempo faz a bolinha rolar demais, devido à falta de atrito. Na Particleboard a bolinha rola menos.

A outra vantagem de se trabalhar com a Particleboard é a pintura e acabamento, onde a pintura se faz de forma simples e rápida (uma mão somente) e a passada da lixa da mesma forma.

A especificação da madeira é 1/2-in x 48-in x 96-in Industrial Particleboard.

Essa madeira também tem em espessuras maiores, 5/8 ou 3/4-in, mas a de meia polegada é mais indicada, tanto para fazer o acabamento das bordas (item 9), quanto pelo peso final da mesa.

Cavaletes

É preciso o uso de 3 cavaletes por mesa, pelo menos. Se apoiar a mesa em apenas 2 cavaletes, ela não terá boa sustentação e encurvará toda vez que o jogador se apoiar nela.

Tinta

Depois de uma breve consulta o vendedor me indicou a marca BEHR (Canadá), semi-gloss. A aplicação da tinta é tranquila, simples e rápida.

Importante: uma mão de tinta é suficiente.

A madeira vai absorver a tinta e a umidade fará com que os grãos da Particleboard inchem. A superfície ficará áspera. Para chegar no resultado final, lixe LEVEMENTE por toda a superfície da madeira de forma homogênea. Use uma lixa fina, número 300 – 400. Mas lembre sempre que você não quer uma mesa muito lisa. Mesas muito lisas são boas para jogar com pastilha ou dadinho, mas não com a bolinha.

Rolo de Pintura

Há o de espuma ou lã. Eu usei o de lã, mas acho q não tem uma grande diferença.

Fita de Pintura

Não tem segredo. Eu usei uma fita grossa, daquela frog tape.

Dica: muitas das vezes a aderência da fita na madeira não é das melhores, portanto, não demore muito para aplicar a tinta e, uma vez q a fita já estiver na madeira, reforce-a.

Caneta especial para marcação

No seu projeto, Rodrigo usou a caneta da marca Recollections, vendida na loja Michaels, no Canadá.

Siga as instruções na caneta para fazer fluir a tinta, mas NUNCA aperte para sair mais tinta enquanto você está traçando a linha, senão irá borrar. Use um pedaço de madeira ou papelão para ajustar ou limpar o fluxo na ponta da caneta. Se a linha parecer que está um pouco apagada, não se preocupe, passe a caneta novamente quando a linha já estiver seca (ela seca rápido). Não tente fazer linhas grossas, a linha fina é até melhor para o jogo pois fica mais fácil observar se a bolinha passou ou não da linha.

Lixa

Mais uma vez, depois de aplicar a tinta (uma mão somente), uma lixada se faz necessário, pois a mesa vai ficar bem áspera para o botão poder deslizar adequadamente. A lixada pode ser manualmente ou com lixadeira. Porém, a lixa deve ser fina, talvez numero entre a 300 e 400.

Compasso

O ideal seria um compasso que seja longo e tenha uma das pontas dobráveis para maior precisão do trabalho.

O compasso será usado para fazer a marcação do circulo central, meia lua da área e a marcação do local dos escanteios.

Dica: você pode prender a caneta num dos braços do compasso com “tie wrap” ou fita adesiva para fazer a marcação das linhas circulares.

Bordas de PVC

Dependendo to tamanho serão necessários entre 2 ou 3 peças para o acabamento das bordas (laterais e fundos).

Para fixar a borda de PVC você pode usar um grampeador, cola ou parafusar as peças na mesa.