Mesas com arte em impressa em vinil

Além das tradicionais mesas de botão que podemos comprar ou construirmos nós mesmos, existem as mesas com arte impressa em vinil adesivo, onde você pode customizar qualquer detalhe da sua arena.

Fizemos nossa primeira mesa, chamada Parliament Hill Arena, o nome faz referência ao Parlamento da capital Canadense em Ottawa.

O Vinil foi impresso no Brasil e para trazê-lo para o Canadá a arte foi posta num “canudo” e despachada como bagagem. Quando a arte foi colocada dentro do canudo a impressão ficou para dentro, e segundo o Valmar Domingues da Liga Houston de Futmesa, o ideal é colocar a impressão para fora, facilitando a aplicação do vinil.

1. Alinhando a arte com a mesa

Ao retirar tive que deixá-la por 1 ou 2 dias aberta, com pesos nas extremidades para que a mesma ficasse uniforme para ser alinhada e aplicada na madeira.

Na imagem 1 vocês verão que utilizei braçadeiras nas pontas para facilitar o posicionamento, em parte foi bom, mas na hora de começar a aplicar não ajudou, retirei-as.

Dica importante! Aplicar o vinil é um trabalho para duas pessoas, facilita e evita erros.

Para aplicar utilizei uma flanela e a medida que ia expondo o adesivo eu passava a flanela para remover as bolhas. Você pode utilizar uma espátula de plástico mas o ideal é que tenha algum pano envolto, evitar danificar a impressão. Evite usar qualquer aplicador que tenha alguma face amolada evitando assim danificar sua mesa.

Na primeira etapa, por falta de experiência e por esta fazendo sozinho, ficaram algumas bolhas entre a arte e a mesa (imagem 2)

2. Mesa com bolhas de ar
3. Mesa após a remoção das bolhas

Para remover as bolhas, segui mais uma dica do Valmar:

  1. Fazer um pequeno furo com alfinete na região da bolha;
  2. Aquecer a região com um secador de cabelo;
  3. Passar a flanela para retirar o ar.

Desta forma o vinil aquecido fica mais fácil de ficar na mesa.

O resultado ficou melhor do que eu esperava, na imagem 3 vocês podem que todas as bolhas sumiram, as únicas marcas que ainda estão presentes são falhas do laminado aplicado, talvez tenha aparecido por passar muito tempo enrolada dentro do canudo. Mas estas falhas até então não estão atrapalhando em nada.

Vejam mais fotos do resultado final:

Arte e materiais usados

A arte foi criada usando o Adobe Illustrator nas dimensões finais: 170x120cm e exportada para PDF.

Para a impressão os materiais usados foram:

  1. Vinil automotivo adesivo da 3M com espessura de 0,10mm
  2. Laminado com vinil transparente de 0.10mm

A impressão foi feita numa gráfica do interior de Pernambuco e mandamos como referência o site da FAMA Adesivos, eles comercializam adesivos para mesa de botão.

Resumo das dicas

  • Trabalho para duas pessoas
  • Para a aplicação não usar material que tenha alguma face amolada para evitar danificar sua mesa
  • Paciência, paciência e paciência. Não tente acelerar o trabalho, as chances de erros serão maiores.
  • Se bolhas aparecerem na mesa não se desespere, elas podem ser removidas, siga a dica do Valmar, furo com alfinete e secador quente para amolecer o vinil e fixar novamente retirando o ar.
  • Evite retirar o vinil se ele já estiver aplicado.

Se você já fez uma mesa de botão com vinil e tem dicas para compartilhar, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco nas nossas redes sociais.

Que venham os primeiros jogos oficiais na Parliament Hill Arena pela Liga Canadense de Futebol de Botão.